domingo, 1 de novembro de 2009

Relatório quarta reunião GESTAR II - TP3

4ª oficina – 4h dia: 25/05/09

UNIDADE 12

Socialização das atividades

RELATÓRIOS

OBJETIVOS DA UNIDADE 12
1- Identificar as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso lingüístico;
2- Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa;
3- Identificar características que levam à classificação de um gênero textual.

Unidade 12- A inter-relação entre gêneros e tipos textuais.
Passei esta atividade para trabalharem com os alunos também.


Ao término da análise do livro TP 3 ( livro de teoria e prática) foi solicitado aos professores cursistas um relatório apresentando suas considerações sobre o Programa Gestar II .



Entre os que foram recebidos, destaco os três a seguir:


RELATÓRIO 1:


“Este curso tem provocado em mim o desejo de aprimorar meus conhecimentos sobre gêneros textuais. A troca de experiência com outros colegas durante as apresentações das oficinas tem sido de grande valor. Nós professores, não podemos mais simplesmente dar as costas aos avanços sobre a linguagem. A formadora Roseli tem conseguido passar conhecimentos de forma prática, com segurança e linguagem acessível e dessa forma vem viabilizando nossa compreensão.”
Flávia Dixini Silva





RELATÓRIO 2:
“ O referido estudo foi profícuo a todos que lá estavam. A formadora Roseli Figueiredo Ferreira , disse sobre gêneros textuais e tipos textuais, apontando pontos importantes sobre o assunto. Em determinados momentos aconteceram debates interativos sobre heterogeneidade tipológica onde foi esclarecido diversas dúvidas, como também apresentadas inovações a cerca do assunto. Em dado momento foi exposta uma imagem para ser feitas diversas leituras dentro das tipologias textuais. Na reunião, houve pontos positivos como o domínio e a segurança para ministrar os conteúdos em estudo; o empenho dos professores em formação quando apresentaram os trabalhos aplicados em sala de aula.No geral, o curso é de grande valor, enaltece o conhecimento do professor em formação, para melhor aplicação dos ensinamentos em sala de aula, inovando a didática no trabalho com o aluno. ”
Rozana Tavares

RELATÓRIO 3:
“ Ao participar do Programa GestarII, posso ressaltar pontos positivos e negativos. Com relação aos positivos, percebo que esse programa dá condições aos professores de explorar e estudar diversos textos com mais eficiência. Podemos também conhecer as dificuldades dos outros professores, e em conjunto, discutir, planejar e realizar uma prática que se concretize no desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Sobre os pontos negativos, observo uma angústia por parte de alguns cursistas, devido ao prazo de realização e conclusão das oficinas, pois sabemos que imprevistos surgem, e cada sala, e até mesmo cada escola tem a sua realidade e os seus entraves. Contudo, espero que esses momentos de estudo contribuam para ampliar meus conhecimentos sobre os gêneros textuais e que melhores resultados sejam perceptíveis na aprendizagem dos alunos.”

Irene Silva


Os relatórios permitem-me avaliar o meu trabalho como formadora e também a aceitabilidade da formação em serviço.

Estou feliz, pois se percebe que grande parte dos educadores busca o aperfeiçoamento profissional e o mais importante, está preocupado com a aprendizagem dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário