quarta-feira, 4 de novembro de 2009

PROJETO LITERARTE

O objetivo principal desse projeto é o de fomentar o gosto pela leitura sendo o incentivador fundamental nesse processo o professor, como mediador entre o adolescente e o livro.
Trabalhar com literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a contrução de sujeitos que simplesmente não pertença a uma sociedade, porém a quesrtiona e a transforma.
Os debates, a leitura crítica e comparativa de jornais, dramatizações, visitas a biblioteca, conversas com o autor do livro, são ativbidades para trabalhar o livro em sala, desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer.
E para que seja descoberto este prazer, usaremos a obra de variados autores, que hoje são referência nacional.
Precisamos criar o hábito de leitura e " a compreensão do processo de leitura" conforme afirma Aya Ribeiro em seu livro. Fundamentado nestes pressupostos, torna-se a Literatura infanto-Juvenil como instrumento de criação que possibilita o " fantástico mundo de descobertas onde o mundo mágico de fadas, os mistérios, os encantos de príncipes e princesas, as aventuras..." torna-se factível a busca, a descoberta, o crescimento com a expressão oral e verbal, com a criatividade nos processos de escrita e com o social pelo próprio adolescente.
Uma vez em contato com os livros, o ADOLESCENTE, SOBRETUDO, LENDO DESENVOLVERÁ O GOSTO PELA LEITURA QUE DE FORMA SIMBÓLICA TRABALHA AFETIVAMENTE SEU DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL.

Justificativa:

A leitura é um modo de participar, observar e criticar aquilo que lhe é imposto como útil ou necessário. Para desenvolver o gosto pela leitura, é importante que o adolescente se familiarize com os livros, com os mundos mágicos, imaginários. A hora de leitura é lazer, é divertimento, mas também oportunidade para o adolescente desenvolver - se no sentido ético, estético e de formação. Ela projeta o seu próprio mundo e, ao representá-las, encontra maneiras de expressar o que sente, o que cria e o que inventa. O grande desafio é historizar o adolescente.
A proposta de se realizar um projeto pedagógico de leitura com os alunos dos sextos aos nonos anos da Escola Municipal João de Abreu Salgado, partiu da necessidade de uma conscientização da importância de ler para o processo de produção do conhecimento. Esté é um conjunto de contruções no qual o adolescente se conhece, precebe-se como elemento formador de criticidade, desenvolvendo seu modo de pensar e de agir.

Objetivo geral:

- Propiciar aos alunos o contato prazeroso com o mundo da leitura, incentivando-os a utilizarem os acervos das bibliotecas, despertando a sensibilidade.
Objetivos específicos:
- Adquirir o prazer e o interesse pela leitura;
- Desenvolver habilidades para falar em público;
- Conhecer a forma de pensar, de viver, universo de valores, costumes e comportamentos.
- Aumentar o número de exemplar lido por aluno;
- Melhorar a qualidade da leitura ( ritmo e entonação);
- Desenvolver o vocabulário, a criatividade e a fantasia;
-Melhorar a qualidade da escrita;
-Propiciar aos leitores, um acervo rico em obras de ficção, não-ficção e para-didáticos.

Estratégias:

- Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;
- Solicitar que os alunos dêem um novo final ou início `a história lida;
- Conhecer vida e obra do autor;
- Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;
- Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;
- Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;
- Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte(com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.
- Leitura na sala de aula;
- Leitura em casa;
- Trabalhos como poesias, concursos, declamações, dramatizações;
- Contar as histórias para : familiares e amigos da escola;
- Assalto literário: Isso é um assalto.... Ir em outras salas e declamar poemas.

Público- alvo:

- Alunos dos sextos aos nonos anos do ensino fundamental da Escola Municipal João de Abreu Salgado;
- Pais;
- Comunidade escolar;
-Equipes de liderança;
-Professores;
- Demais profissionais da educação

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