Espero que, ao concluir esta unidade, você seja capaz de:
1- refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano.
2- relacionar o letramento com as práticas de cultura local.
3- produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, aregional e a nacional.
Ler o mundo sempre precede ler a palavra,
e ler a palavra implica continuamente ler o mundo...
Neste caminho, entretanto, nós podemos ir mais longe
e dizer que ler a palavra não precede meramente o ato
de ler o mundo, mas de uma certa forma de inscrevê-lo
ou reescrevê-lo, que é de transformá-lo por significados de consciência,
trabalho prático. Para mim, esse movimento é central para
o processo de Letramento.(FREIRE; MACEDO, 1987, p. 35)
“Além de ler muito, o jovem precisa ampliar seu vocabulário. Hoje, a imagem sobrepõe a palavra. Esta geração, que domina tão bem o computador, precisa buscar a palavra. Também é importante raciocinar sobre o que foi lido, desconfiar daquilo e tentar novas conclusões.”Josué Montello
Nenhum comentário:
Postar um comentário