Oitava reunião – 4 h
Assistimos a palestra no power point:
RI MELHOR QUEM RI NA ESCOLA
QUANDO O TEXTO HUMORÍSTICO É TAMBÉM PEDAGÓGICO
Prof. Dra. Ormezinda Maria Aya-Ribeiro
Assistimos a palestra no power point:
RI MELHOR QUEM RI NA ESCOLA
QUANDO O TEXTO HUMORÍSTICO É TAMBÉM PEDAGÓGICO
Prof. Dra. Ormezinda Maria Aya-Ribeiro
Algumas imagens- as mais comentadas.
Observe bem esta imagem- não é o que parece. É só montagem

"NÃO HÁ SABER MAIS OU SABER MENOS:
HÁ SABERES DIFERENTES."
(PAULO FREIRE)
SEGUNDO MOMENTO - Distribui este desenho e pedi que fizessem um poema-poesia. O que mais gostei foi o da proessora Irene.
INSPIRAÇÃO


Este desenho pode inspirar poesia, decrição, narrativa... Pode ser associado a um texto jornalístico, a algum texto do livro didático, enfim, o professor é quem decide.
O apelo das águas
Professora Irene Diniz da Silva Júlio
Ouço
As cantigas
Das águas
A rolar
Chuá, chuá, chuá.
Ouço, ouço, ouço
Sem cansar
E não paro
De pensar
Por que o homem
Transforma a
Natureza ?
E transforma
Para pior....
Rios secando,
Nascentes sumindo,
Matas desaparecendo
E os animais perdendo
suas casas.
Não quero pensar!
Quero só ouvir
O chuá, chuá, chuá
Das águas a rolar!
E vão direto
Para o mar!!
Professora Irene Diniz da Silva Júlio
Ouço
As cantigas
Das águas
A rolar
Chuá, chuá, chuá.
Ouço, ouço, ouço
Sem cansar
E não paro
De pensar
Por que o homem
Transforma a
Natureza ?
E transforma
Para pior....
Rios secando,
Nascentes sumindo,
Matas desaparecendo
E os animais perdendo
suas casas.
Não quero pensar!
Quero só ouvir
O chuá, chuá, chuá
Das águas a rolar!
E vão direto
Para o mar!!
- Distribui este desenho e pedi que fizessem um poema- poesia-
o que mais gostei foi o da professora Rozana Tavares
Sugestão:
Produzir um texto usando ponto de vista das galinhas.
Presente pASSADO, futuro
Professora Rozana Maria Figueiredo Tavares
Meu Deus, que situação!
Veja o que nos pode acontecer
Ontem ela estava aqui conosco
Como tão cruel o passado pode ser?
Não, não podemos mais olhar
Mas não conseguimos nos mover
Quem mais sofre aqui?
Como tão cruel o presente pode ser ?
Estagnadas! Horrorizadas!
Nosso coração quase para de bater
Amanhã pode ser cada uma de nós...
Como tão cruel o futuro pose ser ?
Produzir um texto usando ponto de vista das galinhas.
Presente pASSADO, futuro
Professora Rozana Maria Figueiredo Tavares
Meu Deus, que situação!
Veja o que nos pode acontecer
Ontem ela estava aqui conosco
Como tão cruel o passado pode ser?
Não, não podemos mais olhar
Mas não conseguimos nos mover
Quem mais sofre aqui?
Como tão cruel o presente pode ser ?
Estagnadas! Horrorizadas!
Nosso coração quase para de bater
Amanhã pode ser cada uma de nós...
Como tão cruel o futuro pose ser ?
Estudamos a unidade 17 - Estilística
Seção
1- A noção de estilo e o objetivo da Estilística
1- A noção de estilo e o objetivo da Estilística
Seção
2: A Estilística do som e da palavra
2: A Estilística do som e da palavra
Seção
3- A Estilístia da frase e da enunciação
3- A Estilístia da frase e da enunciação
Pedi que fizessem a lição de casa para a próxima reunião
Unidade 18- Coerênia Textual
Nenhum comentário:
Postar um comentário