domingo, 28 de junho de 2009

Oitava reunião- TP5 - relatório

Oitava reunião – 4 h
Assistimos a palestra no power point:
RI MELHOR QUEM RI NA ESCOLA
QUANDO O TEXTO HUMORÍSTICO É TAMBÉM PEDAGÓGICO
Prof. Dra. Ormezinda Maria Aya-Ribeiro

Algumas imagens- as mais comentadas.

Observe bem esta imagem- não é o que parece. É só montagem











"NÃO HÁ SABER MAIS OU SABER MENOS:
HÁ SABERES DIFERENTES."
(PAULO FREIRE)

SEGUNDO MOMENTO - Distribui este desenho e pedi que fizessem um poema-poesia. O que mais gostei foi o da proessora Irene.


INSPIRAÇÃO



Este desenho pode inspirar poesia, decrição, narrativa... Pode ser associado a um texto jornalístico, a algum texto do livro didático, enfim, o professor é quem decide.
O apelo das águas
Professora Irene Diniz da Silva Júlio

Ouço
As cantigas
Das águas
A rolar
Chuá, chuá, chuá.

Ouço, ouço, ouço
Sem cansar
E não paro
De pensar
Por que o homem
Transforma a
Natureza ?

E transforma
Para pior....

Rios secando,
Nascentes sumindo,
Matas desaparecendo
E os animais perdendo
suas casas.

Não quero pensar!
Quero só ouvir
O chuá, chuá, chuá
Das águas a rolar!

E vão direto
Para o mar!!
- Distribui este desenho e pedi que fizessem um poema- poesia-
o que mais gostei foi o da professora Rozana Tavares



FILME DE TERROR



Sugestão:
Produzir um texto usando ponto de vista das galinhas.


Presente pASSADO, futuro
Professora Rozana Maria Figueiredo Tavares

Meu Deus, que situação!
Veja o que nos pode acontecer
Ontem ela estava aqui conosco
Como tão cruel o passado pode ser?

Não, não podemos mais olhar
Mas não conseguimos nos mover
Quem mais sofre aqui?
Como tão cruel o presente pode ser ?

Estagnadas! Horrorizadas!
Nosso coração quase para de bater
Amanhã pode ser cada uma de nós...
Como tão cruel o futuro pose ser ?


Estudamos a unidade 17 - Estilística
Seção
1- A noção de estilo e o objetivo da Estilística
Seção
2: A Estilística do som e da palavra
Seção
3- A Estilístia da frase e da enunciação


Pedi que fizessem a lição de casa para a próxima reunião
Unidade 18- Coerênia Textual

Nenhum comentário:

Postar um comentário