terça-feira, 9 de junho de 2009

Textos - alunos da Professora Roseli Figueiredo Ferreira- Gestar- II - TP4



Escrever um texto baseando-se no roteiro acima.

Dizer:

Quem era, de onde veio, o que pretendia, com quem se encontrou, em quem se transformou, por quem foi transformado, por que foi transformado e que rumo tomou.

A máquina
Lara Stéfani de Oliveira Correa - 71

José Alfredo, tinha uma máquina que transformava várias coisas. Um dia, um de seus amigos já velho, o José Augusto, decidiu entrar e testá-la. Vendo que seu amigo ficou bem mais jovem, José Alfredo decidiu entrar também.
Tomaram essa decisão, porque suas juventudes foram muito rudes, sempre trabalhando e nunca se divertiam. Resolveram recuperar o tempo perdido.

A transformação

– Jaciara Lima - 71

Certo dia, um professor biruta construiu uma máquina que transformava tudo que quisesse.
Um velho muito do curioso, quis testá-la e ao entrar pediu que ficasse mais jovem e bem bonito.
Assim foi feito. Foi para bem longe de sua cidade aproveitar a juventude. Quando retornou, todos olhavam-no dos pés a cabeça.
Passaram-se os anos e o mesmo ficou velho de novo. Recorreu mais uma vez à máquina, só que não funcionou. Continuou velho, porém não triste.

O velho que ficou novo

– Tainara Mendonça Cardoso - 71

Num dia chuvoso, Antônio, de sessenta anos, veio de Jacareí-SP a Três Pontas-MG a passeio porque queria descansar. Quando passeava pela cidade viu uma grande máquina que fazia barulho esquisito. Muito curioso, resolveu entrar e viu novidades, apertou um botão amarelo e se transformou num belo rapaz de vinte anos, isso porque tinha a alma jovem.
Começou a namorar e depois de cinco anos casou-se, teve filhos e a vida seguiu seu curso normal. Completou sessenta anos de novo. Foi até a máquina e se transformou num homem imortal.


Quando eu era jovem
Bruno Oliveira Araújo - 71

Eu sou Francisco,
Era elegante,
Bonito
E jovem como meu filho.

Ia em alguns bares,
Ia em boates,
Ia em circos,
Quando eu era jovem.

Um dia teria que tentar
Ir em algum lugar.

Em meus sonhos havia um lugar
Em que teria de parar.


Haveria uma máquina que iria me transformar
E jovem novamente iria ficar.

Já me vi neste lugar
E agora tenho que achar.

Em cidades terríveis irei passar
Mas vai compensar.

Em ônibus entrar
Irei me lembrar
O que aconteceu e acontecerá
Para isso preciso de você
Querida máquina do tempo.

A máquina da juventude
Amanda Cristina Assalin Elias - 72.

O senhor José, 90 anos veio do Rio de Janeiro e pretendia ficar em minha cidade por algum tempo. Tinha um sonho de se transformar em um jovem sarado, gostosão, forte e bonitão.
Um belo dia, estava caminhando, achou uma máquina no lixo. Levou-a para casa, e arrumou. Descobriu que era a máquina do tempo. Fez um teste e transformou-se. Sonho realizado, pois não conseguia mais viver aquela vida de bengala. Voltou para o Rio e logo arranjou uma linda jovem pela qual se apaixonou. Teve quatro filhos.

Um Rico ajuda o mundo
Taynara Oliveira Rabello – 72


Num belo dia de sol, um senhor chamado João Paulo, rico, e seu companheiro Pedro estavam tentando construir uma máquina do tempo, pois queriam ver o mundo no futuro.
À noite, conseguiram terminar. Quem iria ver o futuro era João Paulo. Pedro não queria ver o mundo adiante, queria que a vida o levasse.
Poderia escolher. Primeiro- era do futuro e segundo- ficar mais jovem. Escolheu o ano 2025 e desapareceu se transportando para o futuro.
O mundo estava cheio de poluição, lixos por todos os lados, carros poluindo o ar e fábricas poluindo o oxigênio.
Não agüentava mais aquela situação , resolveu voltar no passado e pediu para Pedro o ajudar na não poluição do ar. Fizeram campanhas, cartazes e plantaram árvores.

Um comentário: