segunda-feira, 13 de julho de 2009

Objetivos da escola quanto a leitura e produções de textos


Guedes e Souza (2004: 15) explicitam os objetivos da escola
no que diz respeito à leitura e à produção de textos:
Ler e escrever são tarefas da escola, questões para todas as
áreas, uma vez que são habilidades indispensáveis para a formação de
um estudante, que é responsabilidade da escola.
Ensinar é dar
condições ao aluno para que ele se aproprie do conhecimento
historicamente construído e se insira nessa construção como produtor
de conhecimento.
Ensinar é
ensinar a ler para que o aluno se torne
capaz dessa apropriação, pois o conhecimento acumulado está escrito
em livros, revistas, jornais, relatórios, arquivos.
Ensinar é
ensinar a
escrever porque a reflexão sobre a produção de conhecimento se
expressa por escrito.
“Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever” (CAMARA JR.). A leitura e a interpretação de um texto são instrumentos fundamentais no processo do aprender a escrever, com competência e segurança, um texto coeso e coerente.

“Escrever reflete com mais precisão o que você pensa, pois quando eu falo eu apenas faço um rascunho do que pretendo escrever. Quando coloco no papel, eu torno o texto mais autêntico e fiel ao que gostaria de dizer, porque me dá a oportunidade de ponderar. Cada palavra é importante”, disse Gay Talese.

“Escrever é preciso para interpretar a nossa própria existência. Você pode falar e discutir, mas o momento em que escreve você tem que enfrentar a realidade sem nenhuma mediação. É uma terapia de vida”, afirmou o jornalista Arnaldo Bloch.

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