quinta-feira, 2 de julho de 2009

Treinando leitura mineirês- TP5 - PROFESSORA ROSELI FERREIRA

Queridos alunos:

Leiam o texto em voz baixa.
Escolherei alguns alunos para irem à frente da
sala para fazer a leitura e a interpretação
do mesmo.

Causo mineiro- MINEIRêS


Sapassado taveu na cuzinha tomando uma picumel
e cuzinhando um kidicarne com mastumate
pra fazê uma macarronada com galinhassada.
Quascaí de susto, quando ouvi um barui vindo de dendoforno,
pareceno um tidiguerra.
A receita mandopô midipipoca dentro da galinha prassá.
U forno isquentô, u miistorô e o fiofó da galinha ispludiu!!
Nossinhora! fiquei branco quinein um lidileite.
Foi um trem doidimais!
Quascaí dendapia!
Fiquei sensabê doncovinha, proncoía, oncotava.
Óiprocevê quelucura
Grazadeus ninguém simaxucô!

Vocabulário:
“Oncotô?”
Significa: Onde é que eu estou?
“Proncovô?”
Significa: Prá onde eu vou?
“Pron nóisvai?”
Significa: Prá onde nós vamos?
“Bãodimáisdaconta”
Significa: Muito obrigado, você é gente fina demais.

Passe o texto para a linguagem culta
Sábado passado eu estava na cozinha tomando uma pinga om mel e preparando um quilo de carne com extrato de tomate para fazer um macarrão com galinha assada.
Quase caí de susto quando ouvi um ruído que vinha de dentro do forno, parecendo artilharia de guerra.
A receita dizia que era para pôr milho de pipoca dentro da galinha para assar.
O forno esquentou, o milho estourou e a galinha explodiu.
Nossa Senhora! Fiquei branco como leite. Foi algo muito estranho.
Quase caí dentro da pia.
Fiquei sem saber de onde vinha, para onde ia ou onde estava.
Veja só que loucura. Graças a Deus ninguém se feriu.

Os alunos foram a frente e treinaram a leitura dos dois textos. Foi uma risaiada!!! Foi muito divertido ver todos vocês lendo e se divertindo através deste texto.

Leiam sempre e escrevam tudo que quiserem.
Amo muito vocês.
Abraços.
Roseli






Nenhum comentário:

Postar um comentário