quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Relatório quinta reunião GESTAR II - TP4

5ª oficina – 4h 01/06/09


Iniciamos nosso encontro com uma oração;
algumas considerações de praxe, recados, lembretes e reflexões sobre a caminhada do professor; insisti para que os cursistas não percam o seu brilho interior, pois é ele que não deixa apagar de vez a chama da esperança e a certeza de que o caminho não é o mais importante , mas o sentimento que nos conduz através dele.

Para nos motivarmos ainda mais, assistimos a um vídeo com slides da Mensagem Não deixe de ser feliz de Pablo Neruda.

Demos início ao estudo do TP4, refletindo sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do nosso dia a dia; o quanto a usamos em todas nossas atividades orais ou escritas. Exercitamos, através das atividades da seção 01, O letramento, enquanto discutimos o tempo gasto nestas escritas diárias, a quantidade de palavras usadas e o grau de formalidade que habitualmente usamos para desenvolvê-las.
Passamos às leituras seguintes, os depoimentos e as biografias de Patativa do Assaré e de Paulo Freire; sua leitura de mundo, partindo daquela que era sua realidade; leituras de mundos diferentes, mas próxima a uma oralidade marcante, que demonstra a importância funcional da escrita e da leitura de tudo que nos rodeia, esta informalidade que ambos utilizaram e que pode ser sistematizada e ampliada pela escola. Vimos e discutimos a diversidade cultural, o conhecimento prévio, lemos o "Ampliando nossas referências", norteamos nossos conhecimentos sobre letramento e o quanto está inter-ligado à leitura e a escrita como um todo, na cultura de um povo.
A partir das leituras e discussões, mais fomos conceituando a importância dos textos e o conhecimento de suas funções para que o aluno cresça dentro e fora da escola, desenvolva suas aptidões no contexto social em que vive, ampliando sua visão dos variados mundos em que pode vir a conhecer.
Para finalizar, os cursistas levaram como dever de casa a atividade 7, da unidade 15, que trarão no próximo encontro para ser discutida, bem como as atividades do caderno de atividade AAA4, versão do aluno, aula 4; Textos dentro de textos, Texto B; também a leitura das unidades 15 e 16.

Socialização das atividades

Nenhum comentário:

Postar um comentário