quarta-feira, 21 de outubro de 2009

RELATÓRIO DÉCIMA TERCEIRA REUNIÃO - 4H TP6

/dia: 21-09-09

-Lemos a Pauta do dia
Expliquei que este mês trabalharemos com:

TP6 - trata de questões sobre leitura e processos de escrita II. Tais questões estão sempre relacionadas ao trabalho com o texto e à percepção dos fatos da língua.

Hoje trabalhamos a unidade 21: Argumentação e linguagem. Nesta unidade as atividades sugeridas têm como objetivo desenvolver no aluno as seguintes habilidades:
- Identificar as marcas de argumentatividade na organização dos texto
- Analisar diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual.
_ Reconhecer a qualidade da argumentação textual.

Chamamos de estratégias ou recursos argumentativos à variedade de formas de convencimento utilizadas. No texto argumentativo, mais especificamente, chamamos essas estrastégias de argumentos. Todos os argumentos de um texto devem conduzir a um único objetivo ou a objetivos e compatíveis entre si. O autor do seguinte texto coloca sua opinião e suas recomendações - analisamos a imagem da página 20 - Coma bem e viva mais
A tese constitui a idéia principal para a qual um texto pretende a adesão do leitor- ouvinte: é o objetivo de convencimento do leitor-ouvinte. Os argumentos são os motivos, as razões utilizadas para convencer o leitor da validade da tese.

Aula 2 - organizar e defender as idéias - páginas 16,17 e 18
Aula 3 - investigando os argumentos do texto
Aula 6 - página 30 - do geral para o particular
Intervalo
Aula 7 - As diferentes pistas do texto - página 33, 34 e 35
Aula 8 - O segredo das imagens - páginas 36 e 37

Analisamos estas imagens uma a uma e depois montamos este cartaz para usarmos com os nossos alunos.
Repassei aos meus cursistas os três concursos que estamos participando com redação e poesia:
- Denatran
- Drogas
-Semeando

Passei estas atividades em quadrinhos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário