quinta-feira, 22 de outubro de 2009

RELATÓRIO DÉCIMA SEGUNDA REUNIÃO - 4H TPI

Dia:14/09/09




Pauta

Debatemos:

1- A norma culta é um dos dialetos da língua. É o dialeto utilizado na absoluta do que os demais dialetos; por isso, não pode ser critério de discriminação ou valorização dos sujeitos. (Aliás, nenhum critério deve servir de discriminação).
2- Como norma-padrão, a norma culta é ensinada na escola . Seu conhecimento e domínio ajudará o aluno a ampliar sua competência linguística, permitindo-lhe um acesso mais fácil a muitos documentos e bens culturais.
3- A literatura pode ou não utilizar a norma culta. Seu objetivo não é ficar dentro das regras, mas buscar qualquer dialeto ou registro que melhor consiga criar a linguagem do mundo criado por ela, com seus significados.
4- As duas modalidades da língua- a oral e a escrita - são igualmente importantes e apresentam ambas as possibilidades de uso, tanto do registro formal quanto do informal.

5- As duas modalidades devem ser trabalhadas na escola tanto do ponto de vista da locução quanto da interlocução. Assim, ouvir e falar, ler e escrever, devem ser atividades constantes na sala de aula.
6- Como sempre, vale a pena salientar que as situações de interlocução são extremamente complexas e não temos muitos casos " puros " de dialetos, da mesma forma que os registros apresentam uma gama infinita de formalidade/informalidade e as modalidades oral e escrita são são campos fechados, sem interferência uma sobre a outra.

7 - Nas atividades de linguagem, é fundamental oferecer aos alunos exemplos diversos de bons textos, orais e escritos, produzidos com objetivos e em situações diferentes, literários e não literários, em registros e modalidades distintos, de modo a não estabelecer relações indevidas entre escrita, norma culta e registro formal e literatura, ou fala e informalidade. Para isso, os próprios textos produzidos pelos alunos podem ser ótimo material de discussão.


Unidade 3: O texto como centro das experiências no ensino da língua.
Seção 1- Afinal, o que é texto?
Atividade 10 - página 109 - trecho de uma novela infantil do gaúcho Antônio Carlos Hohlfeldt, jornalista, professor e também autor de vários livros de literatura infantil e juvenil: Porã


Avançando na prática - página 117
Texto: O diálogo entre textos: a intertextualidade - página 138
- A raposa e as uvas - Millor Fernandes
Seção 2: Por que trabalhar com textos
Seção 3- Os pactos de leitura
Intervalo
Unidade 4: A intertextualidade
Seção 1- O diálogo entre textos: a intertextualidade
Seção 2- As várias formas da intertextualidade
Seção 3 - O ponto de vista
Imagens para debates:


Conversamos, trocamos ideias,..... foi muito bom e divertido.

Passei estas atividades:


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