sexta-feira, 23 de outubro de 2009

RELATÓRIO DÉCIMA PRIMEIRA REUNIÃO - 4H TPI


Dia: 17/08/09
- Leitura da pauta
- Cada cursista leu seu perfil- comentários
-Repasse do segundo encontro em Belo Horizonte - trabalharemos com : TPI, TP2 e TP6
- O TP I trabalha o texto e as variantes da língua como decorrentes da relação entre a linguagem e cultura; o TP2 aborda as análises linguísticas e literárias.

TPI:
Unidade 1 : Variantes linguísticas: dialetos e registros

Seção I - As inter-relações entre Língua e Cultura.
- Leitura do texto - Retrato de Velho- Carlos Drummond de Andrade - Crônica
- Biografia - Carlos Drummond
- A narrativa se caracteriza por contar uma história, por meio de um narrador, sobre personagens ( humanos, animais, imaginários) que vivem os acontecimentos desenrolados num espaço e num tempo. O narrador, que conta a história, pode ser personagem dela, ou pode ser apenas observador dos fatos. Como narrador- personagem, ele conta a história em primeira pessoa (eu - nós); como narrador-observador, a narrativa é feita em terceira pessoa ( ele, ela, eles).

Seção 2 - Os dialetos do Português
A lingua tem regularidades, um sistema a ser seguido. Mas, como é um sistema aberto, a língua oferece inúmeras possibilidades de variação de uso, que criam, junto com o contexto, interações sempre novas e irrepetíveis.
Texto Ciúme - página 20 - Lygia Nunes
Principais dialetos são:
- etário: da criança, do jovem e do adulto
- geográfico ou regional
- de gênero - feminino e masculino
- social - popular e culto
- profissional
Seção 3: os registros de português
-Texto Conta de novo a história em que eu nasci - escrita pela atriz norte-americana Jamie-Lee Curtis, filha do veterano ator Tony Curtis.
Socialização das atividades
- Intervalo
Unidade 2: Variantes linguísticas - desfazendo equívocos
Seção 1: A norma culta
Página 62
1- A norma culta não é melhor do que os outros dialetos: estes, tanto quanto a norma culta, cumprem perfeitamente sua função no ambiente em que são usados e com as pessoas desse ambiente.
2- Aprender a norma culta é ter mais uma opção de uso da língua, importante em muitos momentos e ambientes. Quanto mais opções o sujeito tiver de uso da língua, mais ele vai poder atuar na sua comunidade e se desenvolver como cidadão.
3- Ninguém deve ser discrimindado por apresentar um comportamento linguístico diferente do outro.
Texto: Por que seus pais estão se divorciando... John Kalib & Viscott
Seção 2 - O texto literário - grande característica da linguagem do texto literário é a total possibilidade de liberdade de construção.
- Texto Casa de Vestido - Carlos Druimmond de Andrade
Seção 3 - Modalidade da língua - as marcas principais das duas modalidades em que se realizam todos os textos verbais: a língua oral e a língua verbal. A oralidade e a escrita são as duas modalidades ou realizações da língua.
Socialização das atividades.
Avaliação: Os professores cursistas estão amando as oficinas e todo o material que está sendo colocado a disposição dos mesmos. Muito bom o que estamos vivenciando. Obrigada ao Mec, a minha professora formadora Aya, a Secretaria Municipal de Educação de Três Pointas e a Prefeitura Municipal de Três Pontas, a UNB juntamente com sua equipe educacional por ter nos privilegiado com um curso de tão grande valia e qualidade.
Professora formadora: Roseli Figueiredo Ferreira- Três Pontas- MG


Passei estas atividades:




Nenhum comentário:

Postar um comentário