sábado, 17 de outubro de 2009

RELATÓRIO DA VIGÉSIMA REUNIÃO -

25/11/09 - 4h

Mensagem: A lição da mosca
Relatório do último encontro em Belo Horizonte. Passei aos meus cursistas como foi a apresentação em Belo Horizonte.
Sexta feira dia 27/11/09 haverá uma exposição para os pais em nossa escola e preparamos, enfeitamos e expomos os trabalhos feitos pelos alunos durante todo o ano.
Intervalo
Imprimimos e encadernamos as produções de textos dos nossos alunos.
Fiz a avaliação de cada cursista individualmente.
Falei que o nosso GESTAR II encerra aqui, porém podem continuar usando o material e tudo que aprenderam este ano no ano que vem.

TP6 – AAA6 - Leitura e Processos de Escrita II
Unidades 23 e 24 – Páginas: 60 e 61

Atividade de Avaliação, revisão e reescrita

Como todas as aulas, houve a explicação da importância da escrita de um texto e todos os fatores para torná-lo coeso e coerente, sendo compreensível para qualquer leitor. Sendo assim, foram divididos em duplas e juntos escolheram 5 imagens de revistas, que anteriormente foi solicitado que trouxessem de casa. As imagens (uma mulher, um homem, uma criança, um objeto, uma paisagem ou ambiente) foram colocadas em uma folha e a partir daí, foi iniciada a criação do texto narrativo.
Após criarem o texto, foi solicitado que revisassem para comprovarem a ausência de possíveis erros. Após o recolhimento das produções foi entregue a cada dupla um texto de outra dupla, e assim, corrigiram sinalizando com as legendas conforme orientação da atividade proposta pelo AAA6.
Foi possível perceber com esta atividade, que os alunos passam a ter mais cautela no momento da escrita quando têm critérios pré-estabelecidos para se escrever uma boa redação. A atividade foi muito significativa, pois ao mesmo tempo que desenvolveu competências ela estimulou a leitura, pois era perceptível a empolgação ao ler, pois faziam comentários, davam risadas, enfim, foi um momento muito rico no ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa.

Pedi aos meus cursistas que fizessem uma avaliação final do GESTAR e escolhi duas para postar:

“ Quando iniciei o curso Gestar II não tinha ideia de como poderia ser. Ao receber todos os livros confesso que pensei em desistir, a quantidade assustou-me, porém ao começar a ler o material percebi o quanto seria importante e proveitoso para mim.
Tivemos uma articuladora fantástica, muito bem preparada que nos auxiliou muito.
Como pudemos perceber, o Gestar II foi de grande importância em minha vida profissional, através deste curso pude aprender e estou aprendendo a modificar, atualizar e melhorar minha prática pedagógica.”
Professora Irene.

“ Assim que iniciei o curso percebi a importância que ele tinha para meu crescimento profissional, nele pude aprender e repassar os conhecimentos para meus alunos em sala de aula.
A cada aula que tivemos pudemos aprender coisas novas que levaremos não só para sala de aula como também para nossas vidas, assim cabe a cada um dedicar mais e arrumar um tempinho para realizar as tarefas aprendidas...”
Professora Rozana

Li para encerrar a seguinte poesia feita por uma de nossas alunas:

VIDA É...
Vida é amor, então ame;
Vida é música, cante;
Vida é brincadeira, divirta-se;
Vida é trabalho, esforce;
Vida é estudo, estude;
Vida é sorrir, sorria;
Vida é ajudar, ajude;
Vida é amizade, seja amigo;
Vida é agradecer, agradeça
Vida é perdoar, perdoe;
Vida é curtir, curta;
Vida é sabor, saboreie;
Vida é um jogo, jogue;
Vida é sonho, sonhe;
Vida é Jesus, ore
Vida é vida, lute por ela, mesmo que haja obstáculos e pedras no caminho e o principal, sempre agradeça a Deus por tudo. Nunca desista dos seus sonhos e nunca perca a esperança de nada, pois o que é seu, Deus deixa sempre guardado, Ele te entregará na hora certa. E assim poderá me dizer: "como vale a pena lutar por ela."
nome: Paula Daniela Alves sala:92

Nenhum comentário:

Postar um comentário