terça-feira, 20 de outubro de 2009

RELATÓRIO DÉCIMA SEXTA REUNÃO

Dia 19/10/09 - 4h



Mensagens:
A Língua Portuguesa agradece
A vogal i quer ir embora

Hoje estudamos a unidade 23 da TP6:

Unidade 23:
O processo de produção textual: revisão e edição.....................119
Seção 1: A Revisão...............................................................120
Seção 2: A revisão e edição.......................................................135
Seção 3: Estratégias de revisão e edição.........................................143

Discutimos algumas estratégias utilizadas durante a revisão e os parâmetros de
análise dos seus textos e daqueles de nossos alunos.
A revisão é uma das etapas da produção que requer mais esforço para ser aprendida
e utilizada. O ensino e a aprendizagem do processo de revisão requerem uma prática de
estratégias de releitura, reflexão e do afastamento do escritor de seu próprio texto.

Vimos nas unidades anteriores que o escritor principiante utiliza estratégias que
conhece ou que observou serem utilizadas por outras pessoas enquanto escreviam em
seu dia-a-dia, seja na família, seja na comunidade ou na escola. Vimos também que,
quando estamos aprendendo a escrever textos, uma intervenção dialógica produz a
reflexão sobre os procedimentos e estratégias de resolução desse tipo de problema e
sobre o uso de técnicas durante o processo da escrita.


A etapa de revisão é desencadeada após a escrita do primeiro rascunho, da
primeira versão do texto. Neste momento, o autor deve começar a se distanciar do
próprio texto para considerar o objetivo, o assunto, a forma a fim de poder significar para a audiência, trabalhando a seqüência das idéias.
Os parâmetros de revisão podem variar de acordo com as competências e
habilidades que estejam sendo trabalhadas.

Analisamos o texto: CAUSO MINEIRO-




LEMOS, RIMOS MUITO E PASSAMOS A LIMPO ORALMENTE.

Emncerramos com a mensagem girassol.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário