Iniciamos a oficina no dia 10 de agosto de 2009, com a apresentação da pauta.
Em seguida a exposição das experiências dos trabalhos avançando na prática aplicados em sala pelos cursistas.
Introduzimos os objetivos da oficina:
1- identificar elementos linguísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto;
Em seguida a exposição das experiências dos trabalhos avançando na prática aplicados em sala pelos cursistas.
Introduzimos os objetivos da oficina:
1- identificar elementos linguísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto;
2- analisar mecanismos de coesão referencial;
3- analisar mecanismos de coesão seqüencial.
3- analisar mecanismos de coesão seqüencial.
Após discutimos os objetivos, foi solicitado aos cursistas que fizessem uma narrativa a partir de uma imagem.
Em seguida apresentei os objetivos da unidade 20:
1- identificar relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentidos do texto;
2- analisar efeitos de sentido decorrentes da negação;
3- analisar relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos.
-Leitura do texto “Dois sapos”.
Refletir com o grupo as relações lógicas de construção de significados na produção do texto e os efeitos de sentido decorrentes da negação.
Fizemos resumos das unidades da TP5.
Unidade 17
__Temas que tratam da noção de estilo e o objetivo da estilística;
__Estilística no nível fonético, estudando a utilização dos valores expressivos de natureza sonora; e o nível léxico, quando refletimos sobre os aspectos expressivos das palavras ligadas aos seus componentes semânticos e morfológicos.
__Estilística ligada à sintaxe, a combinação das palavras na frase, e a enunciação, que trata das marcas dos vários elementos com ela relacionados como a situação e o contexto sócio-histórico.
Unidade 18 –
__Relações harmoniosas entre as partes garantem sua coerência, sua compreensão, com atenção especial para os modos como os elementos estão ligados entre si, objetivando a solidariedade entre as partes e , consequentemente, a inteligibilidade.
__Coerência na relação entre textos verbais e não verbais.
__Identificar como a construímos e analisar como se estabelece a unidade de sentidos em um texto.
Unidade 19 –
__Coesão textual – que liga as partes do texto para formar o todo, contribuindo para a interpretação significativa e coerente de um texto.
__Identificar os elementos lingüísticos responsáveis pela continuidade de sentido de um texto e analisar mecanismos de coesão referencial e seqüencial.
Unidade 20 –
__Construção lógica dos textos.
__Temporalidade e identidade na construção dos sentidos
__Relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos.
INTERVALO
2- analisar efeitos de sentido decorrentes da negação;
3- analisar relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos.
-Leitura do texto “Dois sapos”.
Refletir com o grupo as relações lógicas de construção de significados na produção do texto e os efeitos de sentido decorrentes da negação.
Fizemos resumos das unidades da TP5.
Unidade 17
__Temas que tratam da noção de estilo e o objetivo da estilística;
__Estilística no nível fonético, estudando a utilização dos valores expressivos de natureza sonora; e o nível léxico, quando refletimos sobre os aspectos expressivos das palavras ligadas aos seus componentes semânticos e morfológicos.
__Estilística ligada à sintaxe, a combinação das palavras na frase, e a enunciação, que trata das marcas dos vários elementos com ela relacionados como a situação e o contexto sócio-histórico.
Unidade 18 –
__Relações harmoniosas entre as partes garantem sua coerência, sua compreensão, com atenção especial para os modos como os elementos estão ligados entre si, objetivando a solidariedade entre as partes e , consequentemente, a inteligibilidade.
__Coerência na relação entre textos verbais e não verbais.
__Identificar como a construímos e analisar como se estabelece a unidade de sentidos em um texto.
Unidade 19 –
__Coesão textual – que liga as partes do texto para formar o todo, contribuindo para a interpretação significativa e coerente de um texto.
__Identificar os elementos lingüísticos responsáveis pela continuidade de sentido de um texto e analisar mecanismos de coesão referencial e seqüencial.
Unidade 20 –
__Construção lógica dos textos.
__Temporalidade e identidade na construção dos sentidos
__Relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos.
INTERVALO
_ Apresentei as avaliações diagnóticas que vieram e decidimos como aplicá-las.
- Montar seu perfil
- Montar relatório do programa GESTAR II
- Avaliação dos encontros presenciais.
- Relato das experiências.
_ Montagem da apresentação para o segundo encontro em Belo Horizonte com a formadora AYA nos dias 24 a 28 de agosto de 2009.
Passei essas imagens para ajudá-los com os alunos nas produções de textos.



Avaliação da oficina.
Os cursistas em geral estão contentes por estarem ingressados em um Programa que estimula e que lhes oferece tantos recursos didáticos como o GestarII, podendo assim melhorar as suas práticas a cada dia; pois é um projeto que faz com que os alunos se interessem mais pela leitura e assim adquiram o hábito de ler por prazer , fazer interpretações de textos e escreverem melhor.
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